Imigração Urbana e Diásporas Contemporâneas


Líderes: Lená Medeiros de Menezes e Maria Izilda de Matos

Sobre o grupo: O grupo foi registrado no CNPq no ano de 2000 e hoje se constitui em referência no campo dos estudos sobre imigração urbana, com destaque para o deslocamento de europeus para o Brasil (séculos XIX e XX). Estabelecendo interfaces entre História e Relações Internacionais, os pesquisadores do grupo participam de redes nacionais e internacionais, sendo alguns deles bolsistas de Produtividade do CNPq. A partir de 2005, o grupo mantém interface com o grupo que se dedica ao estudo da e-imigração portuguesa para o Brasil, coordenado pelo CEPESE, com a integração neste  grupo de vários de seus pesquisadores. ,

Linhas de Pesquisa: Diáspora Portuguesa e Presença Portuguesa no Brasil; Imigração e Gênero; Imigração e Movimento Operário; Imigração e Trabalho; Imigração, Processos de Assimilação e Reações Xenófobas; Relações Culturais Internacionais.

Pesquisadores:
Adriano de Freixo, Beatriz Kushnir, Érica Sarmiento da Silva, Frederico Alexandre de Moraes Hecker, Ismênia de Lima Martins, Leila Medeiros de Menezes, Lená Medeiros de Menezes, Luiz Edmundo Tavares, Maria Izilda de Matos, Mônica Leite Lessa, Núncia Maria Santoro de Constantino, Syrléa Marques Pereira.

Link para o Grupo de Pesquisa no CNPq



Emigração de Portugal para o Brasil

Sobre o Grupo: O grupo foi constituído em 2005, sob a coordenação do Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade (CEPESE), cidade do Porto, na pessoa de seu presidente, Prof. Dr. Fernando de Sousa, com o perfil de um grupo binacional e interinstitucional, envolvendo, da parte do Brasil, pesquisadores de universidades e arquivos de estados nos quais a presença portuguesa foi mais significativa, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. Os vínculos do grupo com o LABIMI se dão através da Coordenadora Geral do Laboratório, que representa, bem como com o envolvimento de alguns de seus professores.   

Pesquisadores no Brasil: Lená Medeiros de Menezes e Érica Sarmiento da Silva (UERJ), Ismênia de Lima Martins e Vitor Manuel Marques da Fonseca (UFF), Maria Izilda de Matos e Yvonne Dias Avelino (PUC-SP), José Jobson Arruda (USP), Maria Aparecida Franco (PUC-Santos), Maria Nazaré Sarges (UFPa),  Frederico Alexandre Hecker (Univ. Mackenzie), José Sacchetta Ramos Mendes (EFB)  e outros.


Publicações:

SARGES, Maria de Nazaré; SOUSA, Fernando de; MATOS, Maria Izilda et. al.. (Org.). Entre Mares - O Brasil dos Portugueses. 1 ed. Belém/Pará: Paka-Tatu, 2010.

SOUZA, Fernando; Ismênia MARTINS; Izilda de MATOS. (Org.).
Nas Duas Margens. Os Portugueses no Brasil. 1 ed. Porto/Portugal: CEPESE, 2009.

MATOS, Maria Izilda; SOUSA, Fernando de; HECKER, Alexandre. (Org.).
Deslocamentos & Trajetórias: os portugueses. São Paulo: EDUSC, 2008.

MARTINS, Ismênia de Lima Martins; SOUSA, Fernando (Org.).
Portugueses no Brasil: Migrantes em Dois Atos. 1 ed. Niterói: Muiraquitã, 2006.



 Home   |   O Laboratório    Pesquisadores   Grupos de Pesquisa    Projetos   |   Artigos   |   Notícias   |   Documentos   |   Links   |   Contato


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, 9º andar, Bloco D, sala 9007 - Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Tel: (21) 2334 0989

© 2017 LABIMI.
Todos os direitos reservados.